domingo, 28 de fevereiro de 2010

Protegendo Programas na Internet

Existem algumas situações em que o programador deseja proteger seus programas na Internet. Por exemplo, um programador cria um programa de controle de estoque para uma loja, para acessar via web. Ele desenvolve tudo e depois faz o upload de seus programas para o provedor da loja. Como ele desenvolveu apenas para a loja, ele não quer que outra loja pegue seu código e utilize sem pagar os devidos direitos autorais.

O que o autor deve fazer para proteger o seu programa é colocar algum tipo de empecilho para que outros não consigam usar. Aqui podemos pensar em várias coisas possíveis:

  • Usar uma linguagem de programação que permite a compilação do programa. Neste caso coloca-se no servidor a versão compilada, que não permite fácil modificação por outro usuário. Exemplos: linguagem C. O php também oferece versão compilada, mas não é o usual.
  • Embutir algum código específico que possa identificar o autor do programa, para identificação caso seja utilizado indevidamente. Exemplo seria o envio de email a uma conta especifica do autor, a cada 1.000 ou 10.000 utilizações do programa.
  • Colocar uma parte do (ou todo o) código em um servidor próprio, sem acesso por estranhos.

Essas são apenas algumas dicas. Existem, obviamente, muitas outras maneiras, não emncionadas aqui. Use sua imaginação.