sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Agenda Pessoal

A vida moderna tem quase que obrigado o ser humano a seguir algum tipo de agenda para não se atrasar ou não perder os compromissos. Tem gente que opta por comprar um livrinho de compromissos na livraria. Anotam os eventos e horários na data apropriada, e depois esquecem de consultar o livrinho.

Eu já fiz isso durante anos. Hoje em dia com a Internet, já me sofistiquei bastante. Teve uma época que criei um programa online de agenda. Ainda utilizo um pouco, mas na grande maioria dos casos, substituí pelo programa de calendário do Google.

Qualquer pessoa que tenha usado o gmail do Google online, pode ter notado no canto superior esquerdo uma linha de sugestão de sites: Orkut, gmail, calendário, documentos, web, etc. Pois bem, eu passei a utilizar o programinha de calendário. Na realidade, criei diversas agendas debaixo do mesmo perfil, cada uma com finalidade específica. Criei uma agenda só para aniversários (dos familiares e amigos), outra para datas importantes (dia do professor, Natal, dia da sogra, etc.), outra agenda de atividades relacionadas ao trabalho (reuniões, congressos, apresentação de trabalhos minhas e dos colegas, etc.), e outra estritamente pessoal.

Na configuração geral das agendas, coloquei a opção para me enviar um email bem cedo, no início de cada manhã com as atividades agendadas para aquele dia. Tem funcionado bem. Apenas eu fico na responsabilidade de ler os emails cedo de manhã para não esquecer os compromissos.

Cada agenda poderá ter configurações individuais quanto ao compartilhamento e às notificações. No caso da agenda de atividades relacionadas ao trabalho posso programar um pop-up 15 minutos antes do início da atividade. Isso não é necessário na agenda de aniversários, já que o horário da festa (que muitas vezes será em outro dia) fica na agenda pessoal.

Infelizmente ainda não tem uma configuração que eu possa colocar na agenda de aniversários para o padrão ser de repetir a cada ano, portanto cada vez que cadastro novo aniversário, tenho que alterar manual e conscientemente a repetição para anual. Por outro lado, ter uma agenda só de aniversários tem feito com que algumas pessoas acham que sou muito organizado e muito lembrado das coisas (o que pode não ser verdade).

No caso da minha agenda relacionada ao trabalho, tornei-a pública, e compartilhei-a com os amigos do trabalho. Assim poderão ver se tem alguma reunião importante, ou alguma apresentação que gostariam de ir. Em todo caso poderão consultar os compromissos que coloquei ali conscientemente de que qualquer pessoa poderá tomar conhecimento daqueles eventos.

Um outro recurso que a agenda do Google oferece é a de enviar um torpedo (para as operadoras de celular que estão cadastradas) de lembrete de eventos. Eu ainda não experimentei este recurso, mas acho que é bastante interessante.

Em todo caso, acredito que o uso com frequência da agenda do Google pode ajudar a colocar alguma organização na vida de muita gente. O aniversário da esposa ninguém esquece, mas já imaginou o transtorno que dá quando alguém esquece o aniversário da sogra?


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Instalando o DropBox

O DropBox oferece de 2 até 8 GB de espaço grátis para armazenar arquivos. Veja meu post anterior para entender mais a respeito.

Após ter feito o cadastro, efetue o login no site. Na aba Files, na parte esquerda em baixo vai ver uma barrinha dizendo quantos % do seu espaço você está utilizando. Logo acima deste indicador, tem um link chamado Install Dropbox. Lá tem um botão grande para baixar (Free Download) o programa para Windows. Logo abaixo deste botão tem links para Mac 10.4+, Linux, e Mobile (Celular). Escolha o sistema de seu dispositivo e siga as instruções.

A correta instalação do programa, vai solicitar seu email e senha de cadastro. Estes dados serão salvos e o programa irá inicializar toda vez que entrar em sua conta. O programa irá criar uma pasta local no seu HD chamada de Dropbox e todas as pastas que você criou no site serão copiados para a pasta local. Dai por diante, qualquer alteração local será replicada no servidor, e vice-versa. A versão mais atual será mantida (pela data de criação / alteração).

Caso tenha uma pasta compartilhada com outra pessoa (ou o programa instalado em outro computador), os arquivos da pasta serão atualizados nos computadores remotos assim que fizer o login. O programa irá utilizar uma parte da banda Internet até conseguir sincronizar todos os arquivos em sua pasta. O programa é inteligente o suficiente para enviar apenas parte de arquivos que tenham sido alterados. Calcula as partes do arquivo e envia apenas a parte que mudou, economizando sua banda larga.

O Dropbox pode ser utilizado para backup de arquivos, já que todos os arquivos colocados na pasta Dropbox são enviados automaticamente ao servidor.

Pode ser utilizado para compartilhar arquivos de um projeto, entre pessoas diferentes. Basta compartilhar a pasta com alguém que já esteja utilizando o Dropbox, que tudo que for colocado na pasta compartilhada aparecerá automaticamente na conta de todos os participantes, em todos os computadores onde têm o programa instalado.

Eu tenho usado o Dropbox para compartilhar arquivos PDF, DOC e PPT relativos ao meu PhD, entre meu orientador e os demais membros da equipe de pesquisa. Também tenho utilizado para transferir arquivos entre meu PC (trabalho) e meu notebook (casa), já que ambos tem o programa instalado.

Outro aluno de PhD compartilhou as fotos tiradas no dia de sua apresentação do doutorado, entre os membros do laboratório.

Considero o Dropbox uma ferramente bastante útil no compartilhamento de arquivos.

DropBox

O que vem a ser o DropBox?

O termo em inglês tem algo a ver com caixa para jogar as coisas, ou caixa onde deixar as coisas cair. Na realidade é um site onde pode armazenar arquivos digitais. O site lhe dá gratuitamente 2GB de espaço para utilizar. Se quiser mais espaço, tem duas maneiras: 1) pague uma mensalidade, 2) indique amigos para se inscreverem (limite de 8GB espaço grátis).

O Dropbox pode ser dividido em duas partes: 1) um site na Internet, 2) um programa em um computador cliente. Vou tentar descrever ambos. O primeiro neste post, e o segundo no próximo post.

O DropBox na Internet é um site onde você pode depositar arquivos e, tudo que você colocar lá poderá ser acessado de qualquer computador ligado à Internet. Isso é ótimo para ter cópia de suas apresentações quando em viagem. Assim que você acessar o DropBox pela primeira vez, vai aparecer um formulário para preencher, e fazer o seu cadastro. O formulário é dos mais simples possível. Pede seu primeiro nome (First Name), seu sobrenome (Last Name), seu email e sua senha (password). O acesso a sua conta posteriormente será pelo email e senha. Após o cadastro, receberá um email de boas vindas, no email cadastrado.

Fazendo login no site online, verá abas contendo os seguintes nomes:
Get Started -> Começando
Files -> Arquivos
Events -> Eventos
Sharing -> Compartilhando
Help -> Ajuda.

Para salvar algum arquivo no site, vá para Files e crie uma pasta utilizando o comando New Folder (ou escolha uma pasta existente). Depois basta fazer o Upload do arquivo desejado. Muito simples.

Para receber algum arquivo do site, basta clicar em cima e dizer como salvar localmente. Bastante simples para quem já navega na Internet e baixou algum arquivo.

A aba Events é interessante pois lhe diz quais as modificações que foram efetuadas nas suas pastas. Quais os arquivos salvos, quando foram salvos ou deletados ou modificados.

A aba Sharing permite compartilhar uma ou mais pastas com pessoas em quem você confia (já que uma vez a pasta seja compartilhada, as outras pessoas poderão apagar tudo na pasta, se assim desejarem).

A aba Get Started tem informações sobre como iniciar o uso do DropBox, e como conseguir mais espaço gratúito.

Veja o próximo post para informações sobre a instalação do programa do DropBox.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Picles de Pepino

Receita de Picles de Pepino

Ingredientes:
2 pepinos grandes
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (sopa) cravo da Índia
1 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre branco
2 xícaras de água gelada

Modo de preparo

Fatie os pepinos e as cebolas em fatias bem finas. Misture o sal na água gelada, e acrescente os pepinos fatiados. Deixe os pepinos de molho na geladeira por no mínimo 3 horas (a noite toda é melhor).

Escoe a água dos pepinos e enxague para tirar o excesso de sal. Separe os anéis das cebolas. Coloque os pepinos, as rodelas de cebola, os cravos da Índia, o açúcar e o vinagre em uma panela. Acrescente um pouco de água se necessário, para quase cobrir os pepinos e cebolas.

Ferva até que as rodelas de cebola fiquem amolecidas (perderem o elemento crocante). Esfrie. Coloque em potes (vidros) que fechem hermeticamente e guarde na geladeira. Sirva frio. Acrescente aos hamburgues, ou ás saladas frias.