sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Agenda Pessoal

A vida moderna tem quase que obrigado o ser humano a seguir algum tipo de agenda para não se atrasar ou não perder os compromissos. Tem gente que opta por comprar um livrinho de compromissos na livraria. Anotam os eventos e horários na data apropriada, e depois esquecem de consultar o livrinho.

Eu já fiz isso durante anos. Hoje em dia com a Internet, já me sofistiquei bastante. Teve uma época que criei um programa online de agenda. Ainda utilizo um pouco, mas na grande maioria dos casos, substituí pelo programa de calendário do Google.

Qualquer pessoa que tenha usado o gmail do Google online, pode ter notado no canto superior esquerdo uma linha de sugestão de sites: Orkut, gmail, calendário, documentos, web, etc. Pois bem, eu passei a utilizar o programinha de calendário. Na realidade, criei diversas agendas debaixo do mesmo perfil, cada uma com finalidade específica. Criei uma agenda só para aniversários (dos familiares e amigos), outra para datas importantes (dia do professor, Natal, dia da sogra, etc.), outra agenda de atividades relacionadas ao trabalho (reuniões, congressos, apresentação de trabalhos minhas e dos colegas, etc.), e outra estritamente pessoal.

Na configuração geral das agendas, coloquei a opção para me enviar um email bem cedo, no início de cada manhã com as atividades agendadas para aquele dia. Tem funcionado bem. Apenas eu fico na responsabilidade de ler os emails cedo de manhã para não esquecer os compromissos.

Cada agenda poderá ter configurações individuais quanto ao compartilhamento e às notificações. No caso da agenda de atividades relacionadas ao trabalho posso programar um pop-up 15 minutos antes do início da atividade. Isso não é necessário na agenda de aniversários, já que o horário da festa (que muitas vezes será em outro dia) fica na agenda pessoal.

Infelizmente ainda não tem uma configuração que eu possa colocar na agenda de aniversários para o padrão ser de repetir a cada ano, portanto cada vez que cadastro novo aniversário, tenho que alterar manual e conscientemente a repetição para anual. Por outro lado, ter uma agenda só de aniversários tem feito com que algumas pessoas acham que sou muito organizado e muito lembrado das coisas (o que pode não ser verdade).

No caso da minha agenda relacionada ao trabalho, tornei-a pública, e compartilhei-a com os amigos do trabalho. Assim poderão ver se tem alguma reunião importante, ou alguma apresentação que gostariam de ir. Em todo caso poderão consultar os compromissos que coloquei ali conscientemente de que qualquer pessoa poderá tomar conhecimento daqueles eventos.

Um outro recurso que a agenda do Google oferece é a de enviar um torpedo (para as operadoras de celular que estão cadastradas) de lembrete de eventos. Eu ainda não experimentei este recurso, mas acho que é bastante interessante.

Em todo caso, acredito que o uso com frequência da agenda do Google pode ajudar a colocar alguma organização na vida de muita gente. O aniversário da esposa ninguém esquece, mas já imaginou o transtorno que dá quando alguém esquece o aniversário da sogra?