terça-feira, 13 de novembro de 2007

Só a Bíblia

No mundo existem muitas religiões. Dentre elas, existem as que se chamam de cristãs (baseadas nos ensinos de Jesus Cristo).

Mas nem todas que se chamam cristãs se baseam apenas na bíblia sagrada. Algumas tem outros escritos ou tradições que são colocados acima da autoridade da bíblia. Mas "ser religião cristã" implica seguir os ensinos de Jesus Cristo, não de outro líder religioso, não de tradições ou de visões. Se não segue os ensinos de Cristo, logo não é cristã. Pode usar outro "rotulo", mas não o de religião CRISTÃ.

Há grupos que querem seguir apenas os escritos do Novo Testamento, esquecendo-se do Velho Testamento. Acham que os cristãos devem abolir os ensinos da lei de Moisés. Isto também está errado, já que o próprio Senhor Jesus Cristo disse: "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir." Mateus 5:17

Outros grupos querem seguir apenas o Velho Testamento, e desprezar o Novo Testamento. Esses podem ser chamados seguidores de Moisés, mas não de Cristo, e portanto também não são "cristãos".

O próprio Jesus Cristo se utilizou do Velho Testamento para mostrar que Ele é o cumprimento das promessas feitas anteriormente. "Então ele [Jesus] lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." Lucas 24:25-27

O verdadeiro cristão se baseia apenas na bíblia, e na bíblia toda. Não leva em consideração outros escritos, nem tradições. Toda vêz que aparece algo de novidade, o verdadeiro cristão volta-se para a autoridade da bíblia para ver se a novidade tem fundamento. Também avalia as tradições para ver se estão de acordo com a bíblia. Se não estão, abandona-as.

Os crentes de Beréia faziam justamente isso em relação aos ensinos do apóstolo Paulo. Estudavam a bíblia para saber se os ensinos tinham fundamento. Para saber se o Cristo pregado por Paulo era o descrito nos profetas do Velho Testamento.

Texto para meditar: "E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens." Atos 17:10-12