segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Eu mereço....

Muitas vezes a gente ouve alguém dizer: "Eu mereço o melhor." ou "Eu mereço um bom emprego." ou "Eu mereço isso (ou aquilo)."

Mas será que isso é verdade mesmo? O que será que nós merecemos? Quando analizado logicamente, parece que aquele que estudou mais, se esforçou mais deveria merecer mais. Aquele que não teve oportunidade de estudar muito, muitas vezes se conforma com um trabalho corriqueiro com um salário desumano.

Por outro lado, quando analizamos a questão de um ponto de vista espiritual, vemos que todos nós somos pecadores. Todos nós, indestintamente, temos feito coisas que desagradam o nosso criador. Assim, por não ter agradado a Deus, na realidade, merecemos o inferno.

Mas Deus, em Seu infinito poder e com Seu infinito conhecimento, sabedor de que somos pecadores, mandou o Seu Filho Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar. Uma morte substitutiva, para pagar pelos nossos pecados, e nos tornar justos aos olhos de Deus. Assim, pela morte de Cristo, nos tornamos justificados perante Deus, e a justiça pode ser cumprida.

O que precisamos fazer, é reconhecer que na realidade merecemos o inferno, mas que Deus em sua infinita bondade nos deu mais do que mereciamos. É o que chamamos de "graça" ou "favor não merecido".

Reconheço que o que tenho não é por merecimento, mas por bondade e graça de Deus. Reconheço também, que o que tenho, não é propriamente meu, mas pertence a Deus (pois tudo é dEle), mas que Ele me deu para que eu podesse administrar para Sua glória e Seu louvor.

"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." 1 Timóteo 1:17