domingo, 24 de fevereiro de 2008

Cura Divina

Em várias ocasiões eu já ouvi pessoas dizerem que acreditam (ou não) em curas divinas. A maioria das pessoas neste contexto estão falando de curas de formas "sobrenaturais", ou seja, sem a utilização da medicina moderna (sem remédios, sem cirurgia, etc.).

Eu prefiro perguntar se existe cura sem a ação de Deus (ou seja se existe cura sem ser divina)? Para analizar melhor a questão vamos verificar alguns textos na bíblia.

1) "No princípio criou Deus os céus e a terra." (Genesis 1:1). "E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom." (Genesis 1:31) "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;" (João 1:1 - 4)

2) "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu [Jesus] vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10) "... concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele." (Atos 10:38) "Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava com ele para curar." (Lucas 5:17) "E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele poder que curava a todos." (João 6:19) "Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mateus 10:8)

3) "...sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, ..." (Hebreus 1:3) "Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida." (Salmo 54:4)

Levando em consideração que foi Deus quem criou e quem sustenta todas as coisas, e levando em consideração que o inimigo vem para matar e destruir, podemos chegar à conclusão de que é pelo poder de Deus que tudo não se desintegra. Então podemos concluir que o trabalho de construção, criação, manutenção de tudo o que há, é de Deus. Então, se houve cura, veio do mantenedor do universo. Veio do próprio Deus.

"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." (1 Timóteo 1:17)