domingo, 10 de agosto de 2008

Linguagens de Programação para Criação Web

Existem muitas linguagens de programação que podem ser usadas para criação de páginas web. Aqui vou destacar apenas algumas:

C é uma linguagem antiga (data de 1972) de uso geral. A linguagem C é uma linguagem estruturada que foi desenvolvida para programação de sistema, mas é também usada para aplicativos. Aceita definição de estruturas. Uma das vantagens desta linguagem é que por natureza ela deve ser compilada, e o programa executável é que deve ser disponibilizado, sendo assim mais dificil de copiá-lo.

Perl é uma linguagem de alto nível, de uso geral, desenvolvida originalmente em 1987. Esta linguagem normalmente é interpretada e não compilada, apesar de existir maneiras para compilá-la. Ela é poderosa na interpretação de textos, sendo portanto muito útil na criação de formulários interativos na web.

Java introduzido em 1995 prometia ser a linguagem do futuro, em que se poderia escrever um programa uma única vez e seria possivel executar sempre em qualquer maquina. Java usou muito da estrutura da linguagem C e também C++, mas com muito menos recursos de baixo nível. Muitas vezes é usado em conjunto com o JavaScript. Nestes casos, normalmente o Java fica no servidor e o JavaScript na página do cliente.

PHP é uma linguagem de uso geral, criado em 1995. Seu uso normal é de integração direta no servidor web, recebendo código PHP na entrada, e gerando páginas HTML na saída. É muito comum carregar o interpretador PHP como um módulo no servidor Apache (servidor http, ou servidor web). A linguagem PHP pode interagir também com um servidor de banco de dados MySQL com facilidade, criando assim páginas dinâmicas, que mudam conforme as informações do banco de dados. O PHP serve então para criação de blogs, relatórios, páginas de notícias, e qualquer página que necessita ser atualizada a partir de um banco de dados.

Informações adicionais sobre linguagens de programação podem ser obtidos no Wikipedia.