quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Salário Justo

A maioria das pessoas com as quais tenho falado no assunto, não estão totalmente satisfeitos com o salário. E o interessante é que para a maioria, não precisa duplicar ou triplicar o salário para que fiquem felizes.

Normalmente o reconhecimento é de que o salário é baixo, mas que um adicional de 10 ou 15% seria suficiente para melhorar substancialmente o padrão de vida.

Aquele que subsiste com um salário mínimo, já conseque escapar e pagar a maioria das contas. Mas ter um pouco extra para rebocar a casa seria muito bom. Ou um pouco mais para comprar mais um kilo de alimento, ou mais uma camisa.

Quem ganha dois salários mínimos já está bem melhor, mas o padrão de vida também já é outro. Um pouquinho a mais já seria muito bem vindo.

Quem ganha 20 salários mínimos gostaria de só um pouquinho mais, pois tem que pagar a faxineira. Tem a escola das crianças. E aquele passeio tão sonhado está tão barato, só falta mais uns trocados.

Quem ganha 40 salários tem que gastar um pouco extra no carro, inclusive uma blindagem seria muito bom. Se tiver um segurança também seria ótimo, pois os dias são perigosos.

Assim vemos que a insatisfação com o ganho é geral. Não importa a faixa salarial.

Mas o que devemos fazer é avaliar nossos gastos, nos conscientizar de que tudo que temos vem de Deus. É Ele quem nos protege, quem nos dá todo o sustento. Sendo assim podemos agradecer a Deus que temos o que comer, e o que vestir. Devemos confiar nEle e saber que todo Ele nos dá conforme Sua vontade. Se não temos hoje, provavelmente não precisamos hoje (mesmo que queremos, e estamos desejosos).

Claro que não posso dizer que meu salário é justo. Quando olho por um lado e vejo que tudo que consegui, com estudo (mestrado), tempo de serviço (+ de 30 anos), com dedicação, me dá um salário liquido praticamente igual ao de um jovem que acaba de passar em concurso de nível médio, acho bastante injusto. Poderia reinvindicar um salário bem maior, pela minha experiência e competência.

Mas quando olho do outro lado e vejo quantos pais de familia tentam manter suas famílias com um valor menor do que os descontos do meu contra-cheque, eu me dou conta de como Deus tem me abençoado. Como na verdade sou muito rico. Primeiro: sou rico pois conheço a Deus. Segundo: sou rico pois Ele me dá o que preciso (mas nem sempre o que desejo).

Se algum dia você achar que você merece bem mais do que você tem, faça uma visita ao hospital memorial. Talvêz você descubra que tem muito mais do que imaginava. "Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5:18