domingo, 5 de outubro de 2008

Rio Jordão ou Mar Morto?

O Rio Jordão, com extensão depois do mar da Galiléia até o Mar Morto de 251 Km constitue uma riqueza indescritível para uma região árida e seca. Por onde o rio passa, tem o verde das plantas. Tem vida.

O Mar Morto com cerca de 67 Km de extensão e 18 Km de largura no ponto mais largo, tem uma salinidade da ordem de 35% o que impede (ou pelo menos reduz bastante) a vida. Suas margens tem crosta de sal, praticamente sem vegetação. Sem vida.

Fazendo uma analogia, tem pessoas que recebem, ou adquirem, conhecimento e passam adiante. São os oasis. Por onde passam, outras pessoas são ajudadas, são enriquecidas. Tem vida.

Outras pessoas estudam, conseguem muito conhecimento, mas são fechados em si mesmos. Não passam adiante. Assim, são poços mortos. Não produzem frutos.

Aqueles que apenas recebem, e não passam adiante, são mortos (e não sabem). Porém, aqueles que transferem esse conhecimento a outros, que ajudam os outros a crescerem também, não ficam inchandos, mas, trazem vida aos demais.

Eu busco conhecimento, mas busco também passar o conhecimento adiante. Busco ajudar o próximo. Não quero ser como o Mar Morto, mas sim como o Rio Jordão: cheio de vida.

"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:36-40

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jordan_River
http://en.wikipedia.org/wiki/Dead_Sea
http://www.cvvnet.org/biblia/