terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Infinito

O Homem não tem compreensão do infinito. O homem está limitado ao tempo e ao espaço e não tem como compreender o infinito, nem de tempo nem de espaço.

Em questão de tempo, podemos pensar no passado algumas centenas de anos, até alguns milhares de anos, mas o que aconteceu antes disto? A mente humana pode entender coisas relativas ao tempo, mas não ao infinito. É apenas um conceito teórico, não prático.

Mas mesmo falando de alguma coisa que não entendemos, podemos dizer que existe o infinito absoluto e o infinito relativo. Explicando melhor: Deus é infinito absoluto. Não teve início e nem terá fim. Não se limita ao tempo. É eterno. No caso do infinito relativo, podemos citar o homem. Ele teve começo, mas o espírito do homem não tem fim. Logo não é infinito absoluto, apenas relativo.

Agora imagine o espaço. Onde começa, e onde termina. Podemos definir onde começa a galaxia, e onde termina. Podemos imaginar que para além de nossa galáxia há outras. Mas, e depois daquelas? O homem é limitado ao espaço e não conseguimos entender a onipresença de Deus. Como Ele pode estar em todo lugar ao mesmo tempo. É porque Deus não está limitado à dimensão do espaço. Ele é infinito também em relação ao espaço. Deus não tem começo nem fim.

"Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus." Salmos 90:2