segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Servidor DNS

Em minha última postagem a respeito de DNS (DNS - Servidores de Nomes de Domínios) expliquei para que serve o DNS. Serve para traduzir nomes de domínios em IPs e vice versa.

Nesta postagem vou falar mais a respeito do servidor DNS em si: qual o seu papel e quais as funções que deve prover.

Um servidor DNS tem uma ou mais tabelas de configuração com informações específicas dos serviços oferecidos pelo domínio a qual serve. Um servidor de uma Empresa B vai conter informações dos serviços oferecidos no domínio empresab.com.br.

Em geral tem uma tabela "direta" e uma tabela "reversa" contendo todas as informações de servidores da empresa. A tabela "direta" contém o nome do serviço e o IP associado. A tabela "reversa" tem o IP e o nome da maquina associada.

No início das tabelas vão informações sobre o domínio, o tempo para manter a informação em cache, e o número serial para fins de atualização de tabelas por servidores DNS secundários.

Cada empresa poderá ter vários serviços e vários servidores. Como exemplo, vamos supor que a empresa B tem correio eletrônico, servidor web, e servidor de arquivos (ftp). Neste caso, será necessário ter entradas nas tabelas para cada serviço, mesmo que residem na mesma maquina.
empresab.com.br.                 IN A 192.168.x.1
mail10.empresab.com.br      IN A 192.168.x.1
empresab.com.br.                 IN MX 10 mail10.empresab.com.br
www                                     IN CNAME empresab.com.br
ftp                                         IN A 192.168.x.2

O "A" significa Absolute, e o "MX" significa Mail eXchange. As informações na tabela indicam o IP do servidor, o trocador de correio eletrônico, o endereço do servidor web e do servidor ftp. Pode-se observar que o servidor de correio eletrônico e o de web estão na mesma maquina. Já o servidor de ftp está em outro IP. Se estivesse na mesma maquina, poderia utilizar o CNAME da mesma maneira que utilizou para o www.

Também é importante ter um servidor DNS primário (mestre) e um ou mais servidores secundários (escravos) que buscam a tabela no servidor primário, e respondem quando o servidor primário estiver fora do ar. Backup das tabelas é essencial.

O servidor DNS será consultado toda vez que alguém quiser acessar um dos serviços do domínio empresab.com.br. Poderá também ser configurado para ser usado pelos usuários da empresa para resolução de nomes de outros servidores em sua navegação pela Internet.