Modelo Convencional de Vendas
No modelo convencional de vendas, o sujeito vai a uma loja, escolhe o produto, o compra e o leva para casa. O cálculo do preço ao cliente tem muitos componentes.
Para o dono da loja especificar o preço ao consumidor, é necessário considerar vários custos, entre eles:
- O preço de custo, ou produção, da mercadoria (preço de fábrica).
- O custo do frete ou transporte da fábrica ou armazém para a loja.
- A estocagem ou o armazenamento (estoque da loja).
- O custo da embalagem do produto.
- O custo da manutenção da loja (aluguel do prédio, salário dos funcionários, água, energia elétrica, telefone, etc.).
- O custo das comissões e bonificações dos vendedores.
- O custo de divulgação ou propaganda da loja.
- O custo dos impostos (locais, estaduais, federais).
- O custo das perdas da loja (furtos, quebras, validades, estragos).
- A margem de lucro da loja.
Cada dono de loja (ou gerente de loja) precisa verificar de que maneira vai fazer o cálculo do preço final do produto. Alguns fazem o cálculo de um lucro grande por item, e apostam em poucos itens vendidos. Outros cortam o lucro individual e apostam em uma venda de grande quantidade do produto.
Muitas vezes o custo de divulgação do produto é alto, pois inclui comerciais impressos, na mídia (rádio, televisão, e jornais) e às vezes na Internet.
Na próxima postagem descrevo algumas diferenças entre o modelo convencional e o modelo de vendas diretas.