domingo, 17 de novembro de 2013

Modelos de Vendas - Marketing MultiNível (MMN)

Existem vários modelos de venda de produtos. Nas postagens anteriores comentei sobre o modelo convencional de vendas, e o modelo de vendas diretas. Nesta postagem comento sobre o modelo de Marketing MultiNível que é uma forma de venda direta.

Marketing MultiNível 

No modelo de Marketing MultiNível, o que difere em relação ao modelo de vendas diretas normal é a forma das comissões pagas aos representantes autônomos, que passam a receber as comissões não só do que vendem, mas também das vendas feitas pelos representantes autônomos que eles indicam. 

No caso, o que seria gasto com propaganda é economizado pela empresa, e repassada em forma de comissões maiores sobre as vendas aos seus representantes autônomos (vendedores), que passam a fazer a divulgação dos produtos. Estes representantes indicam outras pessoas para fazer vendas, formando a sua rede de representantes, e ganham uma porcentagem determinada sobre o valor de vendas de todos os seus indicados. As comissões podem ser calculadas pelas vendas dos indicados (primeiro nível), do indicado do indicado (segundo nível), ou até o nível especificado no modelo adotado pela empresa. Algumas empresas adotam o pagamento de comissões até o sexto nível, sétimo nível, ou, em alguns casos chegam até o décimo nível. Isto depende do modelo adotado pela empresa que deve ser especificado claramente no contrato de adesão firmado entre a empresa e os seus representantes autônomos.