quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O que é ser um Doutor?

O que é ser um Doutor?

Esta semana vi uma explicação interessante sobre o que exatamente é um doutorado. O autor mostra um gráfico de um círculo como sendo uma representação do conhecimento humano, e mostra como o doutorado extrapola esse conhecimento. Veja a ilustração no link a seguir: http://demografiaunicamp.wordpress.com/2014/01/18/o-que-exatamente-e-um-doutorado/

Eu pessoalmente prefiro outra ilustração feita com um triângulo. A base horizontal representa os assuntos do conhecimento humano. A vertical indica quantidade (ou porcentagem) compreendida pelo indivíduo.
 Quando o sujeito nasce, ele tem 0% de conhecimento a respeito dos assuntos do conhecimento humano. Está na base do triângulo.


 Ao passar do tempo, quando o individuo começa a estudar no colégio, ele aprende um pouco sobre muitos assuntos (história, geografia, matemática, física, química, etc.). E vai subindo na porcentagem do aprendizado, mas diminuindo o leque de assuntos.



 Quando o sujeito vai para uma universidade, ele escolhe uma área (humanas, exatas, etc.) e uma sub-área. Ele aprende mais sobre os assuntos ligados ao curso específico que ele escolheu. Neste ponto ele já tem um conhecimento razoável sobre a matéria do curso escolhido, mas pouca coisa de outras áreas.


 Quando resolve fazer uma especialização, ou um mestrado, vai reduzindo os tópicos e escolhendo apenas um assunto para se aperfeiçoar. Vai saber muito sobre aquele único assunto, e muito menos sobre os outros assuntos.


Quando ele conclui o doutorado ele chega ao topo do triângulo. Então podemos dizer que ele sabe tudo a respeito de quase nada. Não é preciso acreditar, se não quiser, pois é apenas uma ilustração. Mas lembrem-se que sou doutor...