domingo, 25 de fevereiro de 2018

Cosmovisão

Você sabe o que é cosmovisão e qual a importância dela em sua vida?

Em termos práticos, cosmovisão é a visão que temos do mundo. Todos nós aplicamos um filtro nas informações que chegam. Esse filtro é dinâmico e adaptável. Esse filtro vai se adaptando ao longo de nossa vida, e não há dois filtros iguais no mundo. Mesmo em gêmeos, os filtros são diferentes. Vamos pensar um pouco sobre alguns aspectos do filtro.

"Deus existe" ou "Deus não existe".

Existem  pessoas que acham, ou até têm certeza que "Deus existe". E outras afirma justamente o contrário "Deus não existe". Quando acontece um fato surpreendente alguns dizem que foi Deus. Outros dizem que foram as circunstâncias, ou outra coisa. Os filtros logo entram em ação e alguns reagem de uma forma, e outros de outra forma. Quando uma coisa religiosa acontece, impressiona muito mais os religiosos do que os não religiosos. O filtro de cada um intensifica ou atenua os fatos que chegam.

Sou rico, ou sou pobre.

O rico vê oportunidade de ganhar um pouco mais, enquanto que o pobre não consegue enxergar, ou diz algo do tipo: É difícil demais, é arriscado demais, não vai dar certo. O rico vai em frente: erra algumas, mas acerta mais do que erra. E ele aprende com o erro, para não cometer novamente o mesmo erro. O pobre nem tenta, mas tem uma desculpa pronta.

Somos influenciados pelo nosso meio.

Conheci uma família que dizia para o filho problemático: você não vale nada. Você não vai conseguir nenhum emprego, nem mesmo de frentista (bombeiro) de posto de gasolina. Resultado: para mostrar que ele conseguia, quando cresceu ele foi trabalhar em um posto de gasolina.

Quando somos educados por uma família trabalhadora (empregado de empresa) é muito provável que ouvimos as frases: Estude muito, obtenha um bom emprego com ótimos benefícios e um bom plano de aposentadoria. Somos ensinados a ganhar o suficiente para pagar as contas. Se ganhar mais um pouco, então se arranja mais alguma coisa em que gastar (compra um carro, uma casa, um barco, uma casa de praia, etc.).

Se formos educados por empresários ou pessoas que ganham de investimentos, a orientação financeira é bem diferente. Os filhos dos ricos muitas vezes são orientados a abrirem mais empresas ou investirem mais. Colocam os bens, como sendo bens da empresa, e assim pagam menos impostos.

Cada um vai filtrando as informações que chegam para ajudar alcançar os seus objetivos.

Mudança na cosmovisão.

O nosso filtro é afetado pelo que lemos, pelo que aprendemos da família ou da sociedade. Tem um ditado antigo que diz assim: Diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és. Isso tem muito fundo de verdade. Seu filtro de cosmovisão é influenciado pelo que você lê e pelo que ouve e ver ao seu redor. Se você convive com pessoas da classe operária, você vai ouvir o que eles pensam e começa a absorver os ensinos (mesmo que subjetivos) deles e vai acabar pensando como eles. Se você for para a maioria das escolas no mundo, as escolas preparam os alunos para serem bons operários e funcionários. Ou seja bons empregados. Não conheço nenhuma escola que prepara os seus alunos para serem empresários. E é claro que vai ser assim, pois os professores não são empresários nem investidores. São apenas funcionários.

Se você quiser mudar de vida vai ter que conviver com pessoas que tem o estilo de vida que você quer. Vai ter que ler seus livros. Absorver seus ensinos.

Até na vida cristã, nós aprendemos as doutrinas apresentadas pela comunidade a que pertencemos. Se a comunidade aceita e prega alguma heresia, vamos terminar nos acostumando com essa prática herética. Como dizem: uma mentira reiterada muitas vezes começa a parecer como uma verdade. Afeta o nosso filtro de cosmovisão e começamos a achar que é assim.

Pessoas que gostam de um determinado partido político se acostumam com as coisas que acontecem. Se outra pessoa tenta mostrar alguma coisa contrária, descartam as informações como mentiras dos opositores. Demoram muito a acreditar por que o seu filtro de cosmovisão descarta as informações contrárias (ou não dá a devida importância).

Modele a sua cosmovisão.

Tomando conhecimento do que foi exposto, procure ter mente aberta para novas ideias. Procure ler livros de pessoas que alcançaram o que você almeja. Leia livros de opositores para conhecer opiniões contrárias e amadurecer seus posicionamentos. Leia livros escritos por pessoas qualificadas no assunto do qual você se interessa. Aprenda os prós e os contras para poder firmar mais a sua posição. Procure entender os dois lados da questão e aproveite o que é bom de cada um dos lados. Assim você se fortalece.

Se você quer melhorar o seu caráter, se espelhe em grandes figuras que tem as qualidades que você almeja. Procure mentores à altura. Saiba que sozinho você não conseguirá, por isso procure se cercar de pessoas que entendem dos diversos assuntos para que possam lhe orientar.

Procure moldar os filtros de sua cosmovisão para que possa alcançar os seus sonhos. Busque mentores e cooperadores. Assim você terá mais probabilidade de alcançar os seus objetivos.