sexta-feira, 6 de julho de 2018

Finanças Pessoais

Finanças Pessoais ou Finanças no Lar.

A vida é muito complexa e tem várias partes ou vários aspectos que são muito importantes. Um aspecto da vida particular que eu considero muito importante é o aspecto financeiro. Uma má administração das finanças pode arruinar uma vida rapidamente. Muitos divórcios acontecem por motivos financeiros. Muitos sócios de empresas se desentendem por causa de divergências do modo de pensar nas finanças, ou outros aspectos financeiros.

Como muitas coisas na vida, para aperfeiçoar a administração financeira é necessário investir tempo para aperfeiçoar as habilidades financeiras. Por outro lado a tecnologia de hoje pode auxiliar um pouco na organização das finanças.

Eu pessoalmente tenho utilizado algumas ferramentas já há muitos anos para auxiliar na administração financeira. Primeiramente eu dividi a tarefa em duas etapas (ou duas partes). A primeira parte é o acompanhamento de saldos bancários. A segunda parte é o orçamento propriamente dito.

Saldos Bancários

Para acompanhar os saldos bancários eu tenho utilizado o programa Money ou Money Plus da Microsoft. Na realidade não sou muito fã dos programas da Microsoft, mas esse (em suas diversas versões) tem me servido mais de quinze anos. O programa tem muitos recursos de planejamento de metas e orçamentos que eu não utilizo. Obviamente existem outros programas que podem ser utilizados para acompanhamento de saldos bancários. Até uma simples planilha poderia ser utilizada para este fim.

Orçamento

 Para o meu controle orçamentário eu tenho utilizado uma simples planilha. Na parte superior eu coloco minhas despesas e na parte inferior coloco os rendimentos e os totais de saldos esperados. Isso é o contrário de muitas pessoas que colocam os rendimentos primeiro e depois as despesas. A razão que eu faço desta forma é para poder ver melhor (sem ter que rolar para o fim da planilha) minhas despesas para melhor controlá-las. Isso porque a minha renda é praticamente fixa, não variando muito de um mês para outro.

Eu coloco secções para diversas despesas. Coloco por exemplo uma secção para cada cartão de crédito que tenho (e de meus dependentes) e cada vez que uma compra é realizada no cartão, eu guardo o comprovante para poder atualizar a planilha. No fim de cada secção de cada cartão de crédito coloco o somatório daquele cartão. Verifico online pelo menos uma vez por semana (às vezes uma vez ao dia) e confiro o meu extrato do cartão com a informação da planilha. Caso tenha divergência, procuro sanar logo.

Abaixo das secções para cartões eu coloco as despesas fixas de contribuições religiosas, educação, segurança privada, água, luz, telefone, internet, seguros (saúde, automóvel, residência, etc.), transporte (o combustível acaba ficando dentro da secção de cartão de crédito), moradia, investimentos, etc. No fim das secções de despesas eu coloco o somatório geral das despesas e confronto isso com as receitas (entradas de dinheiro). Procuro sempre manter as despesas menores que os rendimentos. Procuro fazer uma poupança (mesmo que pequena) todo mês. Assim, se tiver alguma emergência eu tenho onde buscar algum dinheiro sem recorrer a empréstimos, ou pior, a agiotas. Receber juros (mesmo que poucos) sempre é melhor do que pagar juros. Obviamente que investimentos a médio ou longo prazo podem render muito mais que uma simples poupança, mas às vezes a liquidez não é imediata.

Na planilha cada entrada fica em uma linha separada. Tenho colunas para data, descrição, se tem repetição (compra no cartão em 10 vezes, por exemplo), valor, porcentagem dos rendimentos líquidos. Coloco também observações e informação se já foi paga a conta. Assim posso acompanhar o que já paguei e o que ainda falta pagar. Com a coluna de porcentagem dos rendimentos líquidos posso ver os itens maiores que consomem a maior parte do orçamento.

Fico pensando em um programa que pudesse me ajudar a administrar todos os aspectos financeiros, sem gastar uma fortuna no programa. Até hoje não encontrei nenhum programa que me desse uma visão melhor e fosse mais fácil de utilizar do que as planilhas que utilizo há anos.

Hoje eu utilizo planilhas salvas no meu Dropbox para ter acesso aos dados a partir de mais de um computador. Mas quando ligo um computador eu preciso ter certeza de que os dados já foram sincronizados antes de abrir uma planilha. Eu sonho com um sistema semelhante, mas online, para que eu possa ter acesso de "qualquer" dispositivo sem ter que esperar sincronização.