quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DropBox

O que vem a ser o DropBox?

O termo em inglês tem algo a ver com caixa para jogar as coisas, ou caixa onde deixar as coisas cair. Na realidade é um site onde pode armazenar arquivos digitais. O site lhe dá gratuitamente 2GB de espaço para utilizar. Se quiser mais espaço, tem duas maneiras: 1) pague uma mensalidade, 2) indique amigos para se inscreverem (limite de 8GB espaço grátis).

O Dropbox pode ser dividido em duas partes: 1) um site na Internet, 2) um programa em um computador cliente. Vou tentar descrever ambos. O primeiro neste post, e o segundo no próximo post.

O DropBox na Internet é um site onde você pode depositar arquivos e, tudo que você colocar lá poderá ser acessado de qualquer computador ligado à Internet. Isso é ótimo para ter cópia de suas apresentações quando em viagem. Assim que você acessar o DropBox pela primeira vez, vai aparecer um formulário para preencher, e fazer o seu cadastro. O formulário é dos mais simples possível. Pede seu primeiro nome (First Name), seu sobrenome (Last Name), seu email e sua senha (password). O acesso a sua conta posteriormente será pelo email e senha. Após o cadastro, receberá um email de boas vindas, no email cadastrado.

Fazendo login no site online, verá abas contendo os seguintes nomes:
Get Started -> Começando
Files -> Arquivos
Events -> Eventos
Sharing -> Compartilhando
Help -> Ajuda.

Para salvar algum arquivo no site, vá para Files e crie uma pasta utilizando o comando New Folder (ou escolha uma pasta existente). Depois basta fazer o Upload do arquivo desejado. Muito simples.

Para receber algum arquivo do site, basta clicar em cima e dizer como salvar localmente. Bastante simples para quem já navega na Internet e baixou algum arquivo.

A aba Events é interessante pois lhe diz quais as modificações que foram efetuadas nas suas pastas. Quais os arquivos salvos, quando foram salvos ou deletados ou modificados.

A aba Sharing permite compartilhar uma ou mais pastas com pessoas em quem você confia (já que uma vez a pasta seja compartilhada, as outras pessoas poderão apagar tudo na pasta, se assim desejarem).

A aba Get Started tem informações sobre como iniciar o uso do DropBox, e como conseguir mais espaço gratúito.

Veja o próximo post para informações sobre a instalação do programa do DropBox.