quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Instalando o DropBox

O DropBox oferece de 2 até 8 GB de espaço grátis para armazenar arquivos. Veja meu post anterior para entender mais a respeito.

Após ter feito o cadastro, efetue o login no site. Na aba Files, na parte esquerda em baixo vai ver uma barrinha dizendo quantos % do seu espaço você está utilizando. Logo acima deste indicador, tem um link chamado Install Dropbox. Lá tem um botão grande para baixar (Free Download) o programa para Windows. Logo abaixo deste botão tem links para Mac 10.4+, Linux, e Mobile (Celular). Escolha o sistema de seu dispositivo e siga as instruções.

A correta instalação do programa, vai solicitar seu email e senha de cadastro. Estes dados serão salvos e o programa irá inicializar toda vez que entrar em sua conta. O programa irá criar uma pasta local no seu HD chamada de Dropbox e todas as pastas que você criou no site serão copiados para a pasta local. Dai por diante, qualquer alteração local será replicada no servidor, e vice-versa. A versão mais atual será mantida (pela data de criação / alteração).

Caso tenha uma pasta compartilhada com outra pessoa (ou o programa instalado em outro computador), os arquivos da pasta serão atualizados nos computadores remotos assim que fizer o login. O programa irá utilizar uma parte da banda Internet até conseguir sincronizar todos os arquivos em sua pasta. O programa é inteligente o suficiente para enviar apenas parte de arquivos que tenham sido alterados. Calcula as partes do arquivo e envia apenas a parte que mudou, economizando sua banda larga.

O Dropbox pode ser utilizado para backup de arquivos, já que todos os arquivos colocados na pasta Dropbox são enviados automaticamente ao servidor.

Pode ser utilizado para compartilhar arquivos de um projeto, entre pessoas diferentes. Basta compartilhar a pasta com alguém que já esteja utilizando o Dropbox, que tudo que for colocado na pasta compartilhada aparecerá automaticamente na conta de todos os participantes, em todos os computadores onde têm o programa instalado.

Eu tenho usado o Dropbox para compartilhar arquivos PDF, DOC e PPT relativos ao meu PhD, entre meu orientador e os demais membros da equipe de pesquisa. Também tenho utilizado para transferir arquivos entre meu PC (trabalho) e meu notebook (casa), já que ambos tem o programa instalado.

Outro aluno de PhD compartilhou as fotos tiradas no dia de sua apresentação do doutorado, entre os membros do laboratório.

Considero o Dropbox uma ferramente bastante útil no compartilhamento de arquivos.