sábado, 27 de outubro de 2007

Cabos de Par Trançados

A interligação de computadores pode ser feita "com fio" ou "sem fio". Nas ligações "com fio" existem vários padrões, a exemplo do cabo coaxial de 10Mbps, do par trançado 10/100Mbps e do HUB USB.

Aqui vamos descrever um pouco do funcionamento do par trançado 10/100Mbps.

Para facilitar a vida dos cabistas, os cabos vem de fábrica com fios de cores diferentes. Também foi estabelecida uma ordem padrão, para minimizar o ruido entre um par e outro. Para evitar problemas, esses padrões devem ser rigorosamente obedecidos. Existem dois padrões de sequência de ligações: Padrão 568A, e o Padrão 568B, descritos na tabela abaixo.

Basicamente temos dois tipos de ligação dos cabos: diretos e cruzados. O cabo direto deve ser usado entre uma maquina e um HUB, ou entre uma maquina e um SWITCH.
Para construir um cabo direto, as duas pontas devem ser iguais, do Padrão 568A, como descrito abaixo.

Um cabo cruzado deve ser usado para ligações entre duas maquinas, dois HUBs, dois SWITCHes, ou entre um HUB e um SWITCH. Para construir um cabo com os pares cruzados, (tipo cross-over) uma ponta deve seguir a sequência do Padrão 568A, enquanto a outra ponta deve seguir o padrão 568B.

A construção de cabos "par trançados" deve seguir a seguinte ordem dos fios (vistos de cima, da esquerda para direita, com o conector mais afastado do observador).

Sequência do Padrão 568A Sequência do Padrão 568B
Branco-Verde Branco-Laranja
Verde Laranja
Branco-Laranja Branco-Verde
Azul Azul
Branco-Azul Branco-Azul
Laranja Verde
Branco-Marrom Branco-Marrom
Marrom Marrom

Devemos observar o comprimento mínimo de 30 cm, e o comprimento máximo de 100M para o cabo categoria 5.
Essas informações valem tanto para a rede de 10Mbps como a de 100Mbps.

A informação acima foi retirada do catalogo da Black Box


As informações abaixo foram contribuidas pelo Elysio Filho <elisiofilho[at]naves.com.br>

Para interligar apenas 2 micros, sem auxilio de HUB ou SWITCH, deve ser usado um cabo tipo cross-over: seguido o Padrão 568A em uma ponta e o padrão 568B na outra ponta, utilizando cabos de par trançado, categoria 5.

OBS1.: Para rede 10Mbs o azul e o marrom não interferem, podem até mesmo serem excluídos, importando mesmo para a rede 100Mbs.

OBS2.: O melhor cabo para se usar é o FURUKAWA.

OBS3.: O melhor conector RJ45 para se usar é o AMP.


Um internauta me perguntou certa vez: Pode realmente uma rede funcionar sem ser com o padrão 568A? Eu respondí o seguinte:

Obviamente que a cor do plástico do fio é inerte, e portando não faz nenhuma diferença no funcionamento da rede. O importante é a sequencia de ligações dos fios entre os dois conectores. Para tanto a cor do plástico do fio nos auxilia em distinguir os diversos pares. Para facilitar a identificação, foram adotados cores padrão e sequencia padrão. Assim um técnico poderá examinar a sequencia e saber se a sequencia é "A" ou "B" em cada ponta e saber então se o cabo é "direto" ou "cruzado".

Para uma rede de 10Mbps, com cabo "direto" (respeitando-se os limites de 100m de cabo por lance) a ligação é de pino 1 com pino 1; pino 2 com pino 2; etc. Portanto qualquer sequencia, desde que a mesma nas duas pontas, pode chegar a funcionar. Porem, é recomendado a adoção dos padrões existentes, para facilitar a identificação e manutenção dos cabos.

Já em uma rede de 100Mbps, por motivos de "crosstalk" entre os fios (basicamente interferência por causa da alta frequência), é necessário o cruzamento de alguns pares (os fios do par laranja, por exemplo, no tipo "A" ficam separados). Sem esse cruzamento dos pares, a rede não funciona a 100Mbps. Por isso, tambem, a sugestão é configurar os cabos pelo padrão, pois se passar para 100Mbps (que é uma tendencia natural) a rede continuará funcionando. (OBS: Recebí um email perguntando se o padrão 568B funciona a 100mb? Minha resposta: Eu não testei, mas acredito que sim.)


Outro internauta me perguntou certa vez: Eu e um amigo estamos pensando em fazer uma rede entre as nossas casas, tendo que passar os cabos através dos postes na rua. Eu queria saber qual a distância máxima que podemos estender o fio sem perder o sinal, se vai existir e como evitar interferências devido aos fios elétricos, se o RJ45 é melhor que o coaxial para esse fim, também no caso de a distância de 300 metros ser excessiva, um hub no meio resolveria, e também, finalmente, se tem como atingir os 100Mb/s.
Eu respondí o seguinte: A distância máxima para uso de par trançado é de 100m. Portanto se a distância entre as maquinas é de 300m. será necessário a utilização de 2 HUBs. Existe tambem o limite máximo de 300m para cada subrede, portanto para distâncias maiores que 300m teria que ser usado um switch para separar as subredes.