sábado, 27 de outubro de 2007

Discriminação e Cotas na Universidade Brasileira

No exercício regular de suas atividades a Universidade é discriminatória. Ela tem o papel de ensinar e, providenciar diploma para quem aprendeu. Mas apenas para quem aprendeu. Portanto ela discrimina entre quem sabe, e quem não sabe.

Na mesma linha de pensamento, a Universidade tem um certo tempo (4 a 6 anos, dependendo do curso) para ensinar ao aluno o necessário para ele ter o conhecimento suficiente para receber o diploma. Portanto ele tem que chegar na Universidade já com uma base sólida. Por isso a Universidade discrimina quem entra na Universidade, pois tem que ter o mínimo necessário para somar a esse conhecimento o conteúdo programatico do curso e se formar no tempo determinado.

O que pode acontecer se o aluno entra na Universidade com menos que o conhecimento mínimo exigido? Existem várias possibilidades:
1) Ele vai ser reprovado logo nas primeiras disciplinas, vai desanimar e vai abandonar o curso.
2) Ele vai se deparar com matérias para as quais ele não tem base, e vai estudar bastante para tentar passar nas disciplinas, sem exito, mas quando repetir as disciplinas nos semestres subsequentes, consegue passar e chega a se formar, apenas levando um tempo maior que o normal.
3) Ele vai se deparar com matérias para as quais ele não tem base, e vai estudar bastante para tentar passar nas disciplinas, e vai conseguir, com muito sacrifício, acompanhar os colegas.
4) O professor da turma vai baixar o nível do curso para poder o(s) aluno(s) passarem (prejudicando assim todos os alunos, e o proprio conceito da Universidade).

Ou seja, é muito provável que o aluno que entra na Universidade sem a base necessária, saia também sem a base necessária, possivelmente sem se formar (ou leve muito mais tempo para chegar a se formar).
Então por que toda essa conversa sobre cotas nas universidades? Na minha opinião a única discriminação que a Universidade deveria ter, ela já tem: a do conhecimento. Não vai adiantar criar mais discriminações por qualquer que seja o critério: idade, sexo, formato dos olhos, tamanho do pé, ou cor da pele.

Ao meu ver alunos não conseguem entrar na Universidade por não ter o conhecimento necessário para entrar, fazer o curso e poder sair com diploma. Portanto a saída, ao meu ver, é dupla:
1) dar condições ao aluno aprender o suficiente para poder entrar na Universidade;
2) Aumentar as vagas (e consequentemente o número das Universidades) para que os que querem estudar, tenham aonde estudar.