Os da categoria 1 não estão preparados para qualquer imprevisto, por menor que seja, pois já gastaram por conta, os salários que ainda vão receber. Não têm nenhuma reserva (poupança) e dizem que dependem de Deus para cobrir as despezas. Alguns dizem ainda que andam pela fé, pois o dinheiro nunca é suficiente.
Os da categoria 2 muitas vezes tem os recursos necessários, mas não sabem (ou não querem) usar os recursos que tem. Preferem "ficar sem", do que tirar o necessário da poupança, ou destinar parte do que recebem para cobrir os gastos. Muitas vezes são chamados de "mão de vaca" ou "mão fechada" pois não gostam de arcar com a sua parte da conta; preferem que os outros paguem por eles.
Os da categoria 3 aprendem a valorizar os recursos que tem, investir um pouco para as incertezas de amanhã, mas sem deixar de pagar as contas de hoje. Esses são os que realmente vivem a vida, pois sabem pesar o que é importante e o que é superfluo. Sabem balancear as oportunidades e saber se a promoção vale a pena, ou se é ilusória. Tem o suficiente em poupança para cobrir eventuais surpresas, sem grandes preocupações, mas preferem tirar as despesas do orçamento normal, do que tirar da poupança.