segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Uso de HUB e SWITCH

A palavra HUB significa: concentrador, núcleo, centro. Utilizado na terminologia de rede de computadores, é um concentrador (ou distribuidor) que recebe os cabos de rede de cada computador.

O HUB, em relação à rede, é um dispositivo "passivo". Recebe o sinal por um cabo e reenvia-o por todos os demais. Não armazena, não interpreta, não trata o "pacote" que vem pela rede. A única coisa que ele faz é amplificar o nível de tensão elétrica, para compensar as perdas elétricas pelo comprimento do cabo.

Como o HUB recebe e retransmite imediatamente por todas os demais cabos, todos os cabos tem que estar funcionando na mesma velocidade. Portanto ele nivela pelo mais lento.

A palavra SWITCH significa interruptor, ou chaveador. Em questão de rede, pode ser colocado em lugar de um HUB.

O SWITCH recebe o pacote que vem por um cabo, armazena o pacote, lê o cabeçalho do pacote para saber orígem e destino. Monta uma tabela com os valores dos endereços encontrados em cada cabo. A cada pacote que chega, faz uma atualização nas tabelas. Em seguida, olha na tabela para saber qual o cabo tem o computador destino, e envia apenas por aquele cabo. Se não tiver o endereço na tabela, então o SWITCH manda por todos os cabos.

Por causa do processamento realizado, o SWITCH se torna um pouco mais caro do que o HUB. Por outro lado o SWITCH é muito mais eficiente, porque recebe e transmite individualmente, reconstitue cada pacote que retransmite e elimina a maioria das colisões na rede. Tem ainda velocidade independente em cada cabo.