sábado, 27 de outubro de 2007

Deus e os gansos

Era uma vêz um homem que não acreditava em Deus, e não hesitava em contar para os outros o que ele achava de religião e feriados religiosos. Sua esposa, no entanto, acreditava, e criou os filhos com fé em Deus e Jesus, mesmo com os comentários desaforados dele.

Um dia de muita neve, a esposa estava se preparando para levar os filhos à igreja local, para ouvir falar sobre o nascimento de Jesus. Ela o convidou para ir junto, mas ele se recusou. "Aquela história é besteira." ele disse, "Porque Deus iria se baixar para vir à Terra como homem? Isso é ridículo." Então ela foi com os filhos para a igreja, e ele ficou em casa.

Pouco depois o vento aumentou, e a neve virou tempestade. Quando o homem olhou pela janela, não viu nada, além da tempestade de neve. Ele sentou perto da lareira para olhar o fogo e relaxar um pouco. Depois ele escutou um barulho. Alguma coisa tinha batido contra a janela. Ele olhou pela janela, mas não viu nada. Resolveu sair e dar uma olhada, para ver o que teria sido.

No campo perto da casa, ele viu um bando de gansos. Aparentemente estavam migrando para sair do frio, e foram pegos pela tempestade, e assim, não puderam prosseguir. Agora estavam perdidos em sua fazenda, sem comida ou abrigo. Estavam batendo as asas e voando em circulos baixos. Parecia que um ou dois deles tinha batido na janela.

O homem sentiu pena dos gansos e queria ajuda-los. Pensou que o estábulo dele (onde ele tinha os seus animais) seria um lugar protegido da tempestade e os gansos poderiam passar a noite, e esperar a tempestade passar.

Então ele foi ao estábulo e abriu as portas e esperou os gansos entrarem. Mas os gansos não entendiam o que seria aquilo, e não compreenderam que seria um lugar seguro. O homem tentou espantá-los para dentro, mas eles se afastaram mais ainda.

Depois ele foi para dentro de casa e pegou pão, e fêz uma trilha de pão para dentro do estábulo. Mas os gansos não entenderam.

Agora o homem começou a ficar frustrado. Tentou novamente espantar os gansos para dentro do estábulo, mas tudo que ele fazia espantava os gansos mais ainda. E os gansos se afastavam mais e mais do lugar seguro.

"Porque ele não me seguem? Eles não podem ver que esse é o único lugar seguro, onde podem sobreviver a tempestade." Ele parou e pensou um pouco, e depois viu que os gansos não iriam seguir um humano. "Se eu fosse um ganso, poderia salvá-los" ele disse em voz alta.

Então ele teve uma idéia, foi no estábulo e pegou um de seus próprios gansos, arrodiou por tráz dos gansos selvagens, e soltou o seu ganso. Quando ele soltou o seu ganso, ele passou pelos gansos selvagens e entrou no estábulo. Um por um, os gansos selvagens seguiram, para o lugar seguro.

Ele ficou em silêncio, meditando nas palavras que tinha pronunciado minutos antes: "Se eu fosse um ganso, poderia salvá-los." Depois ele pensou no que tinha dito para sua esposa antes: "Porque Deus iria querer ser como nós? Isso é ridiculo!"

De repente tudo começou a fazer sentido. Foi isso que Deus tinha feito. Nós estavamos como os gansos - cegos, perdidos e morrendo. Deus enviou o Seu Filho, para se tornar como nós, para nos mostrar o caminho e nos salvar.

Enquanto os ventos se acalmaram, e a neve parou de cair, seu espírito se aquietou. Ele ponderou os acontecimentos e de repente ele entendeu o motivo da vinda de Cristo. Anos de dúvidas e descrença desapareceram com a tempestade. Ele caiu nos joelhos e fez sua primeira oração: "Obrigado Deus, por ter vindo na forma humana para me tirar da tempestade!"