quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Custos da Telefonia

Existem várias maneiras de serem cobrados os serviços de telefonia. Em um sistema competitivo, ficaria a cargo do usuário escolher o que mais se adequa ao seu perfil. Em um sistema de monopólio de serviços, o usuário tem apenas a escolha se quer (e pode pagar) ou não o serviço.

Uma maneira de cobrar o serviço é por utilização (semelhantemente à cobrança das companhias de energia elétrica). Poderá haver uma taxa de instalação (ou adesão) e posteriormente, apenas a cobrança pelas ligações feitas. Várias empresas de telefonia celular pre-pagas (cartão) utilizam uma cobrança semelhante a esta. A diferença ficando com os dias de validade dos créditos.

Outra maneira semelhante a esta é de cobrar um valor fixo por ligação, independente da duração da ligação.

Uma terceira maneira de cobrar pelo serviço telefônico é por intermédio de um valor mensal fixo, pré-determinado. Assim o usuário paga uma taxa para ter acesso ao serviço de comutação da telefônica e não tem nenhum custo adicional por mês, se fizer ligações, ou não. As ligações locais, não importando quantas forem, ou qual sua duração, estão incluidas na assinatura básica mensal. Durante algum tempo a Vesper comercializou planos semelhantes a estes.

Mais uma maneira seria uma cobrança mista, ou seja, uma assinatura mensal (mais baixa), somado a um valor pelas ligações feitas. Várias companhias telefônicas brasileiras optaram por esta modalidade de cobrança.

Para as companhias telefônicas esta última parece ser a mais vantajosa porque garante uma entrada mínima mensal, somado a uma entrada variável com o aumento das ligações. Se houver um mês em que a cidade estiver de luto e não use o telefone, assim mesmo a telefônica iria faturar. Se houver um mes de aniversário, a telefônica iria faturar ainda mais, por causa das ligações feitas.