quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Projeto de Rede com Cabos de Par Trançados

A interligação de computadores pode ser feita "com fio" ou "sem fio". Nas ligações "com fio", o projeto tem que ser bem feito, levando em conta a situação atual e também a provavel expansão da rede.

Aqui vamos descrever um pouco de como deve ser esse projeto de rede.

Primeiramente deve ser feito um levantamento de todos os computadores que vão se interligar à rede, e as possíveis (ou prováveis) expanssões da rede. Não esqueça que o preço de computadores está caindo e é muito provável que outros computadores irão se integrar à rede em um futuro muito próximo.

Verifique o local onde tem a maior concentração de computadores, e veja onde pode ser localizado algum concentrador (HUB ou SWITCH). Podem ser identificados várias regiões onde tem vários computadores (PCs) e podem ser instalados um concentrador em cada região, depois se interliga os concentradores. Sempre devem ser deixados uma ou mais portas do concentrador para interligação de outros PCs.

Deve-se colocar um cabo entre o concentrador (HUB ou SWITCH) e cada PC. Cada cabo deve ser feito de acordo com o padrão 568A. Deve-se lembrar também da limitação de 100m para cada cabo de rede.

Hoje em dia muitos SWITCHes já tem um reconhecimento automático da velocidade (10/100) e também se o cabo é direto ou cruzado (cross over). Portanto pode-se interligar SWITCHes também com um cabo normal, e o próprio SWITCH cuida em cruzar um lado.