segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lixo no Email

Muitas pessoas que tem email reclamam que recebem muito lixo no email. Esse lixo é chamado de SPAM. Vou tentar descrever sucintamente algumas maneiras de evitar receber spam pelo email.

  • Não divulgue o seu email em nenhum site. Se for necessário que outras pessoas entrem em contato consigo através de alguma página, procure colocar um formulário que envie o email, sem aparecer (nem em campo escondido) o seu email. Existem vários robôs visitando páginas no mundo inteiro à procura de emails para cadastrar num banco de dados para poder ser vendido para pessoas que querem enviar spam.
  • Se visitar um site e este lhe pedir o seu email, coloque, se possível, um email secundário, descartável, ou até um email fictício, se for o caso. Um email fictício de bastante utilidade é o example@example.com.
  • Quando enviar email para várias pessoas ao mesmo tempo, envie o email para voce mesmo, e coloque os seus destinatários como cópia carbono oculto (BCC). Assim você protege os amigos de terem seus emails divulgados a todo mundo da lista.
  • Quando for re-enviar um email que alguem mandou para você, procure apagar o endereço de email de quem mandou para você, permanecendo apenas o seu, como remetente. Assim protege a identidade e o email de seus amigos.
  • Se possível, crie vários emails secundários, descartáveis, que possam ser usados para listas e mensagens, deixando assim o email principal apenas para o trabalho, ou para os familiares e amigos mais íntimos.
  • Nunca responda a spam, pois se responder, confirma para eles que o email é válido e que alguém o lê.